Desmotivação é algo que pode acontecer na vida de qualquer corredor, mas existem maneiras de deixar a preguiça de lado e correr com vontade e animação. Uma delas é traçar metas para a corrida. (melhora de tempo, emagrecimento, correr uma distância maior, entre outros).
Um estímulo, como participar de uma prova, atingir determinada distância ou tempo, ajudará a manter o foco nos treinos. "Estipular metas a curto, médio e longo prazo com distâncias, terrenos e perfis de provas variados, ajuda a manter o corredor motivado", mas não perca o estímulo se não os atingir a curto prazo, se esforce, e busque atingir seus objetivos.
Outro fator que ajuda a motivar o atleta é variar os treinamentos, e para isso a ajuda do treinador é essencial.
Aproveite a variação de seus treinamentos, sejam eles de tiros, percurso longos, intervalados, ou até mesmo na esteira em dias de chuvas, aproveite ao máximo cada treinamento, ele é imprescindível para que você possa evoluir, e assim com a variedade fará que você nem perceba que seu ritmo está melhorando, ajudando a atingir seu objetivo para distâncias, saúde, emagrecimento e qualidade de vida, assim quando menos esperar verá que sua evolução é significante e quanto é gratificante os esforços de seus treinos e suas corridas.
Para aqueles que não tem seus treinos acompanhados por um treinador, correr com um colega, por exemplo, é algo que poderá espantar a desmotivação.
Além disso, o corredor pode participar de grupos de corrida, que podem funcionar como uma espécie de "compromisso", impedindo a desistência do atleta em uma sessão de treino.
Muitos atletas escolhem determinados momentos do dia para correr. Alguns preferem a manhã para começar bem o dia, já outros correm à tarde, aproveitando uma pausa do trabalho, e tem também aqueles que só treinam sob a luz do luar.
Na verdade, não existe um horário ideal para a prática, e sim o que se encaixa na rotina do corredor e o faz se sentir bem. Independente do período em que você treina, caso desanime, experimente outros horários.
"Outra dica é continuar com a corrida, mas focar em algum treino complementar para ganhar força ou massa muscular, por exemplo: aumentar uma sessão de musculação por semana e reduzir uma de corrida ou fazer essa parte de forma alternada"
Como exemplo, atualmente faço os treinos de corrida pela manhã e o treino de musculação no mesmo dia a noite, as vezes faço os treinos somente no período da noite, para variar 1 vez por semana, eu não corro e sim faço a parte aeróbica jogando tênis pela manhã.
Esse tipo de trabalho muda bastante o perfil dos treinamentos e não deixa cair na rotina, nos trazendo uma vida mais saudável e dinâmica e permitindo comer aquela pizza de sábado a noite sem peso na consciência. hehehehehe..
Mas lembre-se, antes de iniciar a atividade física, procure um médico e um profissional de Educação Física.
Viva bem, viva mais, esporte é saúde..
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá leitor, seguidor
gostou da matéria? Deixe um comentário para nós!
Obrigada pela visita e retorne sempre!!