Páginas

terça-feira, 8 de maio de 2012

Variações de terreno durante a corrida!

Saiba um pouco mais sobre subidas, piso duro, terra entre outras diferentes situações na corrida....
Olá amigos leitores, hoje irei compartilhar com vocês um trecho de uma matéria que colaborei para revista O2 no final de 2009, quando ainda trabalhava como Coordenador em uma assessoria esportiva lá em Fortaleza-CE (STARK Assessoria esportiva), sobre perder peso na corrida, aumentar o ritmo e fortalecer a região do core.
Um dos objetivos de relembrar essa matéria foi à corrida que participei no último dia 06/05/2012 em Joinville (Run For You).

Nessa prova, pude experimentar várias situações durante o percurso dos 10,7Km, 
Inicialmente, após a largada, uma sombra com friozinho em um piso bem duro correndo no paralelepípedo, depois uma longa reta de estrada de terra, logo após uma travessia em uma ponte e um belo rio, pegamos uma forte inclinação de uma longa subida com sombra e na sequência após a descida no retorno, um calorzinho e uma reta sem fim.

Vou falar um pouco sobre a subida, porque muitas vezes elas aparentam ser intermináveis. A lei da gravidade parece que ganha força quando passamos por elas. Mas, apesar de, algumas vezes, as subidas parecerem assustadoras para alguns corredores, elas são muito importantes para quem pratica o esporte.
Além da parte de preparação para provas, a subida também é muito importante pelo lado da musculatura, já que esse tipo de treinamento ajuda a fortalecer os músculos dos membros inferiores e favorece na diminuição de fadiga durante a prova, eu estava muito bem preparado, porém um detalhe é a forma que você irá correr, e eu, acabei me equivocando e forçando além do que devia nas subidas, o que me fez sofrer bastante na reta do final da prova, que parecia não ter fim, como vemos abaixo na imagem.
Corram certo, erros existem em qualquer lugar, inclusive durante a corrida.
Para qualquer atleta, seja ele iniciante ou profissional, procurá-los é o ideal para que o treino seja produtivo e que lesões e o mal-estar não cheguem de surpresa e possa de uma forma orgulhosa demonstrar a felicidade após a prova. 

Treinar na subida é muito importante para o desenvolvimento do corredor. Contudo, por ser um treinamento específico e desgastante, não devem ser praticados todos os dias, eu realizei alguns treinos na subida que me auxiliaram no resultado da prova. Porém, apesar dos tiros e percursos longos de treinamento, essa subida íngreme e sem fim, na qual dei o nome de "Subida da Lagartixa" pelo fato da inclinação e que da vontade de ir subindo com os pés e as mãos, já prova batizou de "morro maldito", apesar do nome digo que acabou influenciando e consumindo um pouco mais de minhas energias que fizeram falta no final, pois acabei forçando muito na mesma e não consegui forçar no final da prova (restando 2,4Km para chegada).

A região do core deve ser fortalecida para quem quer aumentar a quilometragem da sua corrida, ou encarar variações do percurso como tivemos na Run For You, ambos que eram meu objetivo, mas se deve fortalecer também a região do core para quem quer perder peso com a corrida e aumentar sua resistência aeróbica, e assim, realizar provas com níveis mais complexos e poder se sentir bem, disposto e feliz ao fim de sua corrida, atingindo o seu objetivo em particular, assim como eu e meu amor mostramos na foto abaixo, após nossas provas, objetivos e quilometragens diferentes.

Lembre-se, antes de iniciar a atividade física, procure um médico e um profissional de Educação Física.

Pratique esporte, viva saúde, viva melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor, seguidor

gostou da matéria? Deixe um comentário para nós!

Obrigada pela visita e retorne sempre!!