Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Fazer exercício de agasalho, emagrece mais? Mito ou verdade?

Mito ou verdade, veja mais sobre a realidade dos exercícios de agasalho..
Um velho mito da atividade física é o de que, ao praticar exercícios com agasalhos, perde-se mais peso.
O raciocínio é simples: realizando exercícios com mais roupas sentimos mais calor, logo, suamos mais. Assim, perderíamos mais calorias e emagreceríamos mais rápido.
Será que essa fórmula mágica faz algum sentido? Afinal, fazer exercícios com agasalhos emagrece mais?


Segundo Newton Santos, licenciado em educação física e especialista em medicina do esporte pela UFRGS, isso não passa de uma lenda urbana. 

E eu concordo com ele pois, se suar significasse emagrecer, então bastaria entrar numa sauna, e todo mundo sairia magrinho de lá. Mas não é bem assim que funciona galera.

Segundo o especialista, "para o indivíduo ficar magro apenas suar, não funciona. Agasalhar-se e fazer exercício [...] não só não funciona como também é perigoso para a saúde, pois leva o indivíduo a uma desidratação acelerada, causando uma possível hipertermia (elevação perigosa da temperatura corporal)."

Portando, muito cuidado na escolha da vestimenta adequada para a prática do seu esporte predileto.


Sempre digo aos meus alunos que, roupas leves para uma maior mobilidade nas atividades, agasalho só em temperaturas extremamente frias, e roupas adequadas conforme a modalidade praticada. 
Devemos também, sempre usar calçados adequados, como um par de tênis com sistema de amortecimento, que diminui o impacto da pisada e protege as articulações em atividades de caminhada e corrida. 

Mesmo que não esteja usando agasalho em temperaturas altas, deve-se acertar na vestimenta para sua comodidade. Em vez de peças de algodão, prefira short e camiseta de tecido sintético, que facilitam a perda de calor, são mais leves e, por isso mesmo, mais confortável.


Lembrem-se oque fará perder os quilinhos indesejáveis, serão: um bom programa de atividade física e uma dieta balanceada.
Mas cuidado, lembre-se também que, antes de iniciar uma atividade física, deve-se procurar um médico e um professor de educação física.

Viva bem, viva mais, viva esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá leitor, seguidor

gostou da matéria? Deixe um comentário para nós!

Obrigada pela visita e retorne sempre!!