Quando criança tive toda a liberdade que uma cidade de interior pode oferecer. Ia e voltava a pé da escola, fazia tudo de bicicleta, desde brincar com os amigos até a realização de pequenos serviços (banco, padaria, mercado, essas coisas). Mesmo assim, minha relação com o esporte não passava das obrigações escolares e das brincadeiras com os amigos.
Na adolescência vieram os quilos a mais e a ausência de preocupação com a saúde. Quando decidia fazer algo pela saúde, não tinha a disciplina necessária e logo voltava à velha rotina de sedentarismo.
Com o incentivo da família, decidi ir ao médico com o objetivo de cuidar melhor da saúde. Levei uma bronca e ficou muito claro que se eu não cuidasse da saúde a tempo, em breve teria sérios problemas. Em seguida fui ao nutricionista e seguindo as recomendações emagreci bastante e me senti muito bem com tudo aquilo. Nessa fase eu caminhava diariamente e já pensava em correr, mas não tinha fôlego para fazê-lo de forma contínua e tinha medo de ter problemas nas articulações pois ainda estava acima do peso.
Em 2011 haveria uma prova noturna de 5km, que eu meu amigo Charles decidimos participar mesmo achando impossível conseguir correr durante todo o percurso. Treinamos juntos e conseguimos concluir a prova. Ao cruzar a linha de chegada senti uma sensação incrível de superação e naquela noite minha relação com a corrida havia mudado definitivamente.

Eu e Charles
Dali em diante foram várias provas, muitos novos amigos, superação e diversão.
Em 2013 formamos um grupo no trabalho para participar da Meia Maratona de Pomerode. Lá pelo km 14 conheci a Evana e ainda durante a prova conversamos bastante. Fui convencido de que o trabalho da Fórmula Atlética era exatamente o que eu precisava. Suporte profissional para correr corretamente, com disciplina e atento a detalhes que eu nunca prestaria atenção se continuasse a treinar "do meu jeitão".
Grupo reunido em Pomerode após a chegada
Beatriz e eu na 89ª São Silvestre (2013)
Há quase dois meses visitei uma nutricionista esportiva e aderi à nova dieta. Os primeiros resultados já começaram a aparecer através da redução de peso e o aumento do conforto nos treinos.

Treino na Estrada Bonita
Como próximo objetivo pretendo correr novamente a Meia Maratona de Pomerode e, quem sabe, pelo menos mais uma meia maratona este ano. Sonho em um dia correr uma maratona e vejo que o caminho que estou percorrendo torna a realização deste sonho cada vez mais próxima.
Sou muito grato ao Rafael e à Evana, pois eles trabalham duro para nos oferecer todo o suporte necessário para corrermos com responsabilidade e disciplina. Eles também organizam todos os treinos, sempre realizados em percursos muito legais. De brinde, acabei conhecendo pessoas que passei a admirar, com as quais aprendo diariamente através de experiências, dicas, conselhos e até puxões de orelha.
Superação pessoal, saúde, bem estar físico e mental, bons amigos e diversão. Bom hein!?
Francisco Yuste
Setembro de 2014
Parabéns Francisco... Por sua força e determinação!
ResponderExcluir