Páginas

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

COMER, BEBER, CORRER... E FORTALECER!!

Quem faz esportes precisa comer direito, para obter energia e os nutrientes certos para ter um bom desempenho e afastar lesões. Uma das vantagens da corrida é ajudar a manter o peso, mas um cuidado que as mulheres devem ter é em relação à preocupação excessiva com o peso, além de cuidados com fortalecimento muscular.

A desnutrição e magreza excessiva podem ser tão danosas para a saúde quanto o sobrepeso. “Cerca de 80% das corredoras não conhecem a Tríade da Mulher Atleta, síndrome caracterizada por um balanço energético negativo (quando o gasto calórico é maior que o consumo), disfunções menstruais e baixa densidade mineral óssea”, afirma Tathiana. A raiz desse problema está na alimentação: errando na quantidade e na qualidade do que põe no prato, o corpo responde com debilitações.



Alguns itens que devem fazer parte da dieta da corredora saudável são:

Ferro: é encontrado em alimentos como fígado de boi;  peixes;  gema de ovo;  feijão;  lentilha e ervilha ; beterraba;  folhas escuras (brócolis, espinafre, couve e agrião);
Vitamina C: melhora a absorção do ferro no organismo. É encontrada nas frutas (laranja, goiaba, limão, abacaxi, acerola, morango, caju) e as hortaliças (tomates, couve, pimentão, folhas verdes). 
Isoflavona: é chamada de fitoesterógeno, por ter ação semelhante ao hormônio feminino. Pode ser obtida com a ingestão de feijões, ervilhas, lentilhas grão de bico e a soja.
Cálcio: fortalece os ossos, sendo assim, um nutriente essencial para as mulheres, que têm menor massa óssea e, na menopausa, mais propensão à osteoporose. Encontrado no leite, iogurte desnatado, queijos brancos e magros, soja e derivados, peixes, legumes, brócolis, couve, repolho, etc.


Além de uma boa alimentação, combinar corrida e fortalecimento melhora o rendimento e previne lesões. “O foco deve ser nos pontos de maior sobrecarga no corpo feminino: core, glúteos e medial da coxa”, diz o treinador Marcos Paulo Reis, diretor da MPR Assessoria Esportiva.

“Estatisticamente, as mulheres se lesionam de quatro a sete vezes mais que os homens em iguais condições de quantidade e intensidade dos treinos”, diz o ortopedista Adriano Leonardi. E, para fugir das estatísticas, a melhor alternativa seria aliar os treinos de corrida a algumas séries de fortalecimento para prevenir lesões mais do que isso, ter mais eficiência e melhorar a performance na corrida.



FONTE: Revista Runner's (Agosto 2012)
OFERECIMENTO: http://www.formulaatletica.com.br/


Nós da Fórmula Atlética Saúde e Performance, esperamos que essas dicas (das três últimas postagens) tenham sido úteis para que você mulher, continuem brilhando e conquistando cada dia mais as pistas de corrida e vivendo mais e melhor.

Aguardamos você para conhecer nossos serviços e estrutura.

Agende uma visita conosco (47) 3435 5103

Lembre-se antes de iniciar atividade física, procure um médico e um profissional de EducaçãoFísica.

Um comentário:

Olá leitor, seguidor

gostou da matéria? Deixe um comentário para nós!

Obrigada pela visita e retorne sempre!!