Os equipamentos disponíveis em praças públicas são coloridos e convidativos para atividade física, uma ótima iniciativa para reduzir o sedentarismo nas cidades. Mas quem é o responsável pela orientação de uso dos equipamentos?
Os equipamentos para atividade física ao ar livre, disponíveis para a população, são uma ótima iniciativa para reduzir o sedentarismo nas cidades. Mas quem é o responsá
vel pela orientação de uso dos equipamentos?? É fundamental que haja profissionais habilitados orientando as atividades físicas desempenhadas no local, ocupado em sua maioria por idosos.
Os equipamentos são coloridos, diferentes e gratuitos, um convite para se exercitar, despertando a vontade de mexer o corpo. No entanto, o CREF (Conselho Regional de Educação Física) entende que a presença de profissionais de Educação Física é imprescindível. O ideal seriam espaços fechados e tanto academias fechadas ou abertas devem ser contratados profissionais de Educação Física habilitados para a orientação dos usuários.
Não existe atividade física segura sem a presença de um profissional habilitado de Educação Física, sendo ele o agente pedagógico e de saúde legalmente constituído para poder se responsabilizar pelas atividades desenvolvidas.
Infelizmente a realidade não é uma simples relação de causa e efeito, a suposta supervisão do profissional habilitado, quando ocorre, dá-se em horários reduzidos e pré-estabelecidos, marginalizando os demais praticantes. Sendo assim, a realização de exercícios físicos de maneira indiscriminada pode acarretar sérios riscos a saúde do praticante. Entre os idosos, a degeneração crônica, fruto do processo de envelhecimento, acomete a motricidade global, o equilíbrio e a organização espacial do idoso, tornando-se um fator agravante.
A manutenção de profissionais habilitados nas academias da saúde por tempo integral é um direito dos usuários.

DICA: Antes de iniciar qualquer atividade física, procure sempre orientação de um profissional de Educação Física e um médico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá leitor, seguidor
gostou da matéria? Deixe um comentário para nós!
Obrigada pela visita e retorne sempre!!