Você já se perguntou por que tanta gente corre? O que é que empurra milhares de atletas a participar de maratonas duríssimas? O que motiva toda esta gente correndo pela rua?
A corrida nos permite alcançarmos um estágio especial no conhecimento de nosso próprio corpo. Correr é um dos melhores tranqüilizantes naturais, também é um dos mais saudáveis e baratos, desfrutando de ar fresco e da paisagem.
Além do orgulho de si mesmo, por vencer um desafio e conseguir realizar uma atividade que poucas pessoas conseguem.
Mas o bem-estar trazido pela prática da corrida não pára nesses benefícíos. Tem reação química envolvida no processo. Aquele sentimento de euforia, relatado por alguns corredores que acabaram de finalizar o treino, é um dos sinais mais evidentes de que há alguma mudança química no cérebro de quem faz atividades aeróbias. A sensação tem até nome, runner´s high(algo como barato de corredor).
Ela surge graças ao aumento da descarga de endorfina no sangue, responsável pelo prazer e pelas emoções, e redução na liberação de cortisol, conhecido como agente do estresse.
Enfim, o que determina os motivos pelos quais alguém decide correr pode ser: a proteção da saúde física e mental; a adoção de um hábito saudável; o lazer; o entretenimento (aspecto recreativo); o aspecto social (encontros e amizades nas corridas); e o próprio esporte (seja atleta amador ou profissional).
O mero ato de correr faz com que se tenha prazer em viver e permite que se viva com prazer.
Lembre-se que antes de iniciar atividade física, é imprescindível que se faça um check-up com um médico e um profissional de Educação Física.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá leitor, seguidor
gostou da matéria? Deixe um comentário para nós!
Obrigada pela visita e retorne sempre!!