Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2014

Paciência e treino!

A prática esportiva sempre esteve presente na minha vida. Ainda na adolescência fui atleta de handebol e no mesmo período descobri uma paixão pelo muay-thai. Pratiquei esta arte marcial por 8 anos numa rotina diária de treinos e preparação física, mas em função de uma lesão, no ano de 2007 , precisei interromper meus treinos e mais tarde descobri que não poderia mais voltar a treinar.

Entendendo que não poderia mais voltar a prática esportiva até que estive completamente restabelecida, inicie uma fase bastante complicada que me levou ao sedentarismo. Minha rotina diária de treinos passou a ser tornar horas intermináveis na frente da TV e computador e em pouco tempo perdi toda resistência física que levei anos para adquirir e com isso, vieram os quilos a mais.

Mantive-me sedentária e acima do peso por quase 2 anos e tentando várias fórmulas milagrosas para voltar a ter a mesma forma física. Acumulei histórias engraçadas e tentativas frustradas de perder peso até que em 2011 passei a ter consciência dos malefícios que o sedentarismo estava trazendo para minha vida: problemas de saúde, dores musculares, baixa capacidade cardiorrespiratória, etc. Nesta fase percebi que precisa mudar e resolvi tentar um sonho antigo: Correr!!!! Simples assim? Nem um pouco para quem estava 50 kg acima do peso.


A primeira tentativa foi frustrada, pois resolvi praticar sozinha, sem nenhum tipo de acompanhamento ou preparo. Resumo disso, vieram as lesões que me afastaram novamente da prática esportiva. Neste período voltei a ter contato com alguns amigos que praticam e competiam em provas de corrida e a vontade/sonho voltou mais forte e decidi que realmente queria isso para minha vida. Passei por um período dividido entre sessões de fisioterapia e fortalecimento muscular que apesar de cansativas e monótonas foram imprescindíveis para meu preparo. Passado 6 meses, enfim me vi pronta para iniciar novamente os treinos e dessa vez procurei a Fórmula Atlética para me ajudar na realização deste que pra mim era uma realização pessoal.


Inicialmente foi difícil segurar a ansiedade e as cobranças que tinha comigo mesma como  já sair correndo 10K no primeiro mês..rss. Entender que descanso também é treino foi outra tarefa complicada. Encarei a corrida como uma meta e logo na primeira semana estabeleci uma prova que foi minha base de treino. Com o avanço dos treinos, fui conquistando uma melhor resistência e forma física e a corrida passou a fazer parte da minha rotina. Para minha surpresa, conquistei não só uma forma física melhor mas também amigos que foram e são muito importantes nesta busca por um estilo de vida mais saudável.




Este mês completei minha primeira prova de 10Km, e no momento da chegada foi uma mistura de dever cumprido e satisfação pessoal. Muitos não acreditavam que um dia seria capaz, mas hoje sei que o mais importante é acreditarmos em nos mesmos e persistir no que acreditamos. O que mais me fascina em correr, apesar de todos dizerem que é loucura correr sem parar por horas ou acordar cedo num dia chuvoso só pra correr , é o simples fato de você competir com você mesmo, precisar simplesmente de suporte técnico, um bom par de tênis e disposição. Já tenho uma nova meta definida.....rumo aos 21Km......com paciência e treino!!!!!



3 comentários:

  1. Alessandro Castanhede4 de junho de 2014 às 22:54

    Motivador!
    Parabens Fran, pela dedicação, esforço, disciplina e vontade de querer fazer diferente!
    Sucesso nos novos desafios!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Fran!!!, vc é o melhor exemplo de superação.

    ResponderExcluir
  3. Uau!!!!!! Que legal!! Baita superação!! Já andava reparando nela, acompanhando os destaques nas participações nas corridas e pensei mesmo que essa aí tinha potencial e um perfil de ATLETA mesmo. Dessas competitivas e tals!! Adorei!! Sucesso gatona!!

    ResponderExcluir

Olá leitor, seguidor

gostou da matéria? Deixe um comentário para nós!

Obrigada pela visita e retorne sempre!!